Dicas/Internet/Softwares

Saiba como saber quanto de banda de internet está usando

controle de banda de internet

Se você for cliente do Vírtua da NET ou pretende ser, recomendo que leia está matéria pois é muito importante. Já usuários do Velox não precisam se preocupar, pois não existe franquia nos planos. A maior parte das pessoas que vão assinar um plano de banda larga só prestam atenção na velocidade e nem sequer prestam atenção num item chamado “Franquia de Consumo”.

Pois bem pessoal hoje eu vou desmitificar isso da cabecinha de vocês.

Franquia de consumo quer dizer quanto de dados você pode enviar e receber pelo seu modem (ou seja, a quantidade de informação que entra e sai do seu PC)  dentro de um prazo de 30 dias.

Quando você “estoura a banda” (ultrapassa a franquia) o provedor reduz a sua velocidade pra 512kb até o final do mês e sua internet só vai voltar para a sua velocidade contratada no mês seguinte (há alguns anos o vírtua cobrava pelos mb de dados excedentes).

Primeira coisa que temos de pensar agora é que praticamente todo mundo que tem banda larga em casa hoje em dia tem uma rede com  ou sem fio (wireless) pra poder compartilhar a internet entre pc`s, notebooks, ipad, etc. e dificilmente você  é a única pessoa a usar a internet.Sempre vai ter um irmão, um filho ou, como o meu caso, um genro (no caso eu) que fica fazendo downloads de filmes, música, jogos (principalmente os online.. que além de ter o seu download (do jogo) vai ter um peso secundário na sua banda. Afinal para jogar eles você tem de obrigatoriamente estar conectado na internet e trocando informações com o servidor do jogo. Sim, a taxa de troca de informações é mínima, porém constante, ou seja, quanto mais tempo jogando mais banda (leia-se aqui tráfego de dados) será gasta).

Antes de continuar eu vou pegar como base para os exemplos um download de filmes de 700mb cada.

Virtua da Net:

No plano de 1mb você tem uma franquia de 20gb.     (26 filmes e meio)

Estourei minha franquia. Não irei sentir tanta diferença na velocidade se eu for só visitar páginas.. abrir um ou dois vídeos no youtube etc.  (este é o único plano em que você não irá se irritar com a perda de velocidade).

No plano de 10mb você tem uma franquia de 8ogb.  (106 filmes)

No plano de 20mb você tem a franquia de 100gb.     (132 filmes)

Plano de 100mb você tem a franquia de 150gb.         (198 filmes)

Nesses últimos 3 planos você sentirá ABSURDAMENTE, eu diria até em perda temporária da sua sanidade 😛 , a perda de velocidade (ainda mais se estiver acostumado a jogar online ou fazer download).

Bem para monitorar o quanto gasta-se de banda (se só tem um pc em casa) eu sugiro os seguintes programas:

Windows

Networx: é um utilitário gratuito que vive na barra de tarefas e vai monitorar largura de banda utilizada em todos os adaptadores. Ele também registra uso total por dia, semana e mês e permite exportar os dados.

NetLimiter: leva o monitoramento de banda um passo adiante, e também controla a largura de banda utilizada por aplicação. O utilitário também tem modelagem de largura de banda, e vai limitar as taxas de transferência para aplicações específicas para que eles não atrapalhem outras aplicações (se você estiver disposto a pagar os US $ 20 da versão Lite ou US $ 30 das versões Pro).

Freemeter: Esta é uma ferramenta super-simples e sem frescuras, somente para monitorar a banda.

OS X

SurplusMeter: é um utilitário gratuito para Mac completo, com gráficos e contabiliza o seu uso de banda diário, semanal e mensal.

iStatPro: é um widget do Dashboard gratuito que, além de acompanhar sua banda, mantém o controle de sua saúde geral do sistema. Não é projetado exclusivamente para o monitoramento de banda, mas irá exibir atividade e uso total. Se prefir ter um aplicativo no menu, em vez de um widget do Dashboard, você terá de desembolsar US $ 16 pelo iStat menus

Linux

Ifstat: é um monitor de banda super-leve que suporta as seguintes distribuições: Linux, BSD, Solaris, IRIX, e muito mais. Ele não tem uma tonelada de recursos por conta própria, mas se você quiser construir algo para coletar dados de largura de banda, essa ferramenta irá monitorar todas as interfaces da sua rede.

Bandwidthd: monitora a largura de banda, mas também recolhe os resultados em um banco de dados, constrói gráficos e tabelas, e exibirá sua largura de banda total utilizada ao longo do tempo.

Darkstat: capta o seu tráfego e organiza em relatórios para você, que podem ser organizadas pelo tráfego por host. A ferramenta pode ainda mostrar onde os anfitriões estão conectados.

Para quem tem mais de um pc em casa eu recomendo o monitoramento da largura de banda diretamente no roteador, sendo capaz de medir não somente o seu, mas o de todos que usam sua rede. Para isso eu recomendo que você use um roteador como o NETGEAR N750 ou outro com o recurso de monitoramento de banda.

Se não quiser gastar dinheiro, procure os seguintes Firmware para por no seu roteador. Mais lembre-se de checar antes se o seu roteador é compatível  com elas (veja este post com dicas de roteadores. Falei bastante dos firmwares que citarei abaixo)


DD-WRT
: é um substituto completo para o firmware do seu roteador que, entre outras coisas, faz um grande trabalho de monitoramento do seu tráfego mensal.

Tomato: é outra substituição do firmware que é incrivelmente poderoso, embora ele suporte um conjunto diferente de roteadores. A Geek How-To tem um guia para monitorar sua largura de banda com ele, e se você quiser experimentá-lo,vá para o guia de instalação do tomate.

Monitorar o uso da banda no nível do roteador é provavelmente o método mais preciso, uma vez que inclui todos os dispositivos móveis ou convidado em sua rede doméstica, e exclui o tráfego entre computadores em sua LAN casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s