Segurança

Você sabe a diferença entre um vírus, um trojan e o spyware?

Computador seguroVocê sabia que vírus e trojan (ou cavalo de Tróia) não são a mesma coisa? É muito comum as pessoas acharem que vírus é tudo que “faz mal” ao computador, quando na verdade o termo certo seria Malware.

Malware é a abreviação de malicious software (software malicioso). Seja vírus, trojan ou spyware, os malwares prejudicam seu computador e podem causar muita dor de cabeça, como uma senha de cartão roubada. Aprenda um pouco sobre os vários tipos de malware e quais os males que causam à você.

 Vírus

O vírus é um programa que se auto copia e infecta um PC, se espalhando de arquivo em arquivo e infectando outro computador quando um arquivo é compartilhado, que infecta os arquivos desse novo PC e por ai vai a epidemia (por isso o nome vírus, sacou?:P)

A maioria dos vírus vem escondida em arquivos executáveis (os .exe), mas podem vir também embutido num master boot record, scripts de autorun (já falamos sobre o vírus de antorun aqui), macros do MS Office.

De modo geral, o vírus irá causar algum estrago ou quebrar alguma coisa. Muitos desses deixam seu computador totalmente inoperante. Outros “apenas” deleta ou corrompe alguns arquivos

Spyware

https://i1.wp.com/cache.gawkerassets.com/assets/images/17/2011/11/medium_7f9b429de03b21b68abcc83b40ae6f00.jpgSpywares são os softwares que se instalam em seu computador, coletam suas informações sem seu conhecimento/autorização e enviam de volta ao criador. Pode ser um keylogging (copia tudo que você digita) para roubar senhas, principalmente de banco, observar hábitos, mudar sua página inicial, adicionar toolbar no navegador (agora você descobriu da onde surgiu a barra de um site que você nunca viu na vida).

Não é muito da natureza de um spyware detonar seu computador, ainda mais que quanto mais tempo você não souber da existência dele em sua máquina, melhor para o criador que lucrará as suas custas. O que acontece muito entre as pessoas que desconhecem o spyware em sua máquina é que não existe apenas um, mas vários spywares rodando. E esses programas rodando escondido em sua máquina e enviando mensagens de volta ao criador torna o computador lento.

Cuidado ao escolher um antivus pois não são todos que foram feitos para pegar os spywares.

Scareware

https://i2.wp.com/www.smh.com.au/ffximage/2008/10/01/scareware1_wideweb__470x335,0.jpgScareware é a nova modalidade de ataque que envolve, digamos, certo terrorismo (talvez seja daí que vem o nome do malware). Você faz o download do que parece ser um antivírus gratuito, então o programa supostamente detecta uma montanha de vírus. Ai você pensa “F****!”. Mas para limpar, terá de comprar a licença completa. Raaaaaaaaaaaá!

Esse malware nada mais é que um programa que torna seu computador “refém” até que seja pago o “resgate”, uma vez que o computador fica inoperante (aparecerá uma janela dizendo que o arquivo está infectado e o programa não pode ser executado)e você não consegue desinstalar

Se você se tornar uma vítima do scareware, o que você pode tentar fazer é pesquisa no Google o nome do vírus e encontrar instruções específicas para remove-lo ou, melhor ainda, chamar um técnico pois já vi scarewares que se você tenta tira de forma indevida ele começa a apagar dados do sistema.

 Trojan ou Cavalo de Tróia

Trojan são programas que não aparentam fazer mal, pois não apagam nada, não copiam senhas, não deixam o computador inoperante. Mas o que eles fazem então? Eles criam uma backdoor (uma entrada escondida para seu computador) que permite que seu computador seja controlado remotamente ou para que seja usado como botnet.

A maior diferença entre o vírus e o trojan é que este não se replica como o vírus – precisa ser instalado por alguém.

Uma vez infectado, pode ser usado para várias coisas: ataque de denial of services (DoS) a websites (os gamers já devem ter ouvido falar da expressão “tão pacotando o server!”) um servidor Proxy para realizar os ataques, enviar spams.

Esse malware muitas vezes não é identificado facilmente. Adicionado ao fato de, na maioria das vezes, vim com um sistema de auto destruição após um período de tempo ou com um comando do criador, o torna ainda mais perigoso.

 Worms

Os worms são muito parecidos e confundidos com os vírus. A diferença é que não precisa ser instalado por alguém, ele se multiplica sozinho e usam as falhas de segurança para viajar de PC para PC sem intervenção do usuário, se espalhando de forma muito rápida.

Além de se auto replicar, ele pode deletar arquivos, mandar arquivos por e-mail ou fazer seu PC se reiniciar sem parar. E pior, deixa seu computador extremamente vulnerável a outros malwares.

Um dos worms mais famosos é o ILOVEYOU, que era enviado por anexo de e-mail. Outro famoso foi o Código vermelho (Code Red).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s