Dicas

Dicas para Resolver Problemas com Wi-Fi

Resolvi hoje trazer algumas dicas simples, porém eficazes para resolver problemas de má conexão Wi-Fi. O Wi-Fi é uma conexão baseada em ondas de rádio elas são sujeitas a interferência, limites no alcance, problemas e etc.

Veja se o Wi-Fi está ligado

Parece besteira mais isso realmente acontece. Já vi muita gente que não sabe que em laptops é comum ter teclas  de função que ligam ou desligam o Wi-Fi. Portanto se você está tendo problemas pra se conectar à rede e a máquina sequer consegue encontrar as redes próximas, verifique se não há um botão (ou sequência de teclas) que desliga o Wi-Fi e que foi acionado por acidente. Algumas vezes os notebook podem ter uma chave na frente ou ao lado da máquina para ligar ou desligar. Tente ligar essa chave ou verificar as sequencias de teclas de função antes de correr atrás da garantia ou de um técnico para o seu laptop.

Se você está usando um tablet ou smartphone, a “chave” para ligar ou desligar o Wi-Fi é controlada por software. Num smartphone com Android 2.3 ela fica em Configurações / Redes sem fio e outras / Wi-Fi. Num iPhone ou iPad fica em Ajustes / Wi-Fi.

Reinicie seu computador e o roteador

Se o Wi-Fi está ligado e ainda assim não conectou, reinicie o computador. Se outros computadores estiverem com o mesmo problema, tente reiniciar o roteador também. Isso acontece porque a interface Wi-Fi de seu computador ou o software de seu roteador podem estar com um problema temporário (tipo não atribuindo endereços IP), e o “reboot” resolve.

Desligue o roteador da tomada, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.

Mude o roteador de lugar

Se a problema de conexão só acontece quando você está longe do roteador Wi-Fi, pode ser que você esteja no limite de cobertura. Primeiro, veja se as antenas estão bem presas ao roteador e apontando para cima. Depois, certifique-se o roteador não está sendo rodeado por grandes objetos que podem estar interferindo no sinal.

Para melhores resultados, coloque o roteador em um espaço aberto (ou num lugar mais alto e livre de coisas em volta), para que o sinal possa trafegar livremente. Se você ainda não consegue o alcance de que precisa, experimente mover o roteador e o modem para um local mais central em relação à área de cobertura.

Se nada disso funcionar só posso recomendar a compra de um roteador com um alcance maior.

Restaure o roteador à configuração de fábrica

Se nada deu certo, você pode restaurá-lo à configuração de fábrica. Cuidado que irá apagar todas suas configurações, então você terá de reconfigurar sua rede do zero (veja aqui como configurar um roteador). O procedimento é simples: a maioria dos roteadores tem um botão ou buraco chamado “RESET” na traseira. Pressione-o (ou insira um clipe de papel no buraco) por 10 segundos.

Imagem

Reinstale o driver da interface Wi-Fi

Se mesmo após resetar o roteador você ainda tiver dificuldade em se conectar à rede, experimente reinstalar os drivers e o software da interface Wi-Fi desse PC. Procure o driver no site do fabricante de seu PC (se for uma interface (aparelho) USB na forma de um pendrive, vá ao site do fabricante da interface). Siga as instruções que acompanham o software para fazer a reinstalação, reinicie o PC e pronto.

Atualize o firmware do roteador

Se os problemas de conexão persistirem mesmo após um reset do roteador e reinstalação dos drivers no PC, pode ser que você esteja sendo vítima de um “bug” (erro) no roteador. Roteadores Wi-Fi são praticamente pequenos computadores que rodam um programa interno especializado. Esse software, chamado firmware, é sujeito a bugs como qualquer programa, e pode ser atualizado. De fato, os fabricantes constantemente lançam atualizações para corrigir problemas e até mesmo adicionar recursos.

Para ver se há uma nova versão do firmware de seu roteador, acesse o painel de controle dele e veja o número da versão instalada. Essa informação geralmente está numa seção chamada “sistema”, “sobre” ou “ajuda”. Depois vá até a seção de downloads no site do fabricante e veja qual a última versão disponível: são grandes as chances de que exista uma mais recente. Baixe-a e faça a atualização de acordo com as instruções do fabricante.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s