Dicas

Especial Windows 8 – Tirando dúvidas sobre a instalação/atualização do Windows 8

Observando alguns sites e foruns, percebi algumas dúvidas frequentes relacionadas a instalação / atualização do novo sistema operacional da Microsoft. Veja abaixo algumas perguntas e as respostas.

Como e onde comprar?

Veja este post.

 Como funciona atualização?

Para quem tem o Windows 7, poderá manter os programas compatíveis, configurações e arquivos pessoais. No Vista, somente configurações e arquivos pessoais. E no XP, apenas os arquivos.

Acesse o site da Microsoft e baixe o  assistente de instalação do Windows (5MB). Confira abaixo as imagens para o processo de atualização até o momento de pagamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois de liberado o pagamento, inicia-se o download. Não se preocupe caso você tenha Velox e sua internet caia toda hora sua internet caia pois depois o Windows retorna o download de onde parou.

Preciso formatar o computador se eu for fazer a atualização?

Não. Muito pelo contrário. Para atualizar, é necessário que tenha o Windows (7, Vista ou XP) instalado.

Se eu atualizar meu W7 para o W8, vou ter que reinstalar todos os programas instalados no W7?

Não necessariamente. Como visto nas imagens acima, muitos programas são compatíveis com o novo sistema operacional e se manterão. Outros não. O Windows vem com o link “ir para o site do aplicativo para obter ajuda”. Esses podem nem funcionar no Windows 8, mesmo instalando pos atualização.

Dá para atualizar a versão pré lançamento?

As versões pré lançamento (Consumer ou Release Preview) não podem ser atualizadas. Li em alguns lugares falando que é possível, mas não é. Segundo o site da Microsoft “Você pode baixar uma atualização para o Windows 8 Pro para seu computador com Windows 7, Windows Vista ou Windows XP com Service Pack 3 (SP3) por um preço de R$ 69,00”. No caso das versões pré lançamento é necessário comprar o pacote full ou voltar para alguma das versões anteriores.

Posso usar uma licença de algum Windows antigo (7, Vista ou XP) para atualizar mais de um computador?

Conforme falamos neste post, não é possível você ter dois computadores com a mesma licença. Portanto, não, não pode usar uma licença para atualizar dois computadores.

E o inverso? Uma atualização para dois computadores?

Segundo a Microsoft: “Cada licença de atualização se aplica somente a um computador”.

Meu Windows hoje é em inglês porque comprei um laptop fora do Brasil. Quero a atualização em português agora, dá?

Sim. No Windows 8 dá para trocar o idioma a hora que quiser sem precisar ficar baixando pacotes de idiomas ou pelo Windows Update. No entanto, recomendo que seja feita a mudança de idioma após a instalação senão alguns programas e configurações não irão se manter (lembrando que apenas o Windows 7 mantém programas e configurações).

É possível atualizar para Windows 8 uma versão pirata do Windows?

Oficialmente falando não é possível atualizar uma versão pirata. Li num site que o assistente de instalação reconhece o Windows pirata e oferece a possibilidade de legalizar sua cópia comprando a versão original. No entanto, é possível sim você atualizar sua versão pirata pagando os R$ 69.90. E pelo que já fiquei sabendo, muitas pessoas com Windows pirata estão comprando a atualização.

Essas foram as perguntas que mais vi aparecendo por ai. Se você tiver alguma dúvida que não foi respondida aqui, entre em contato aqui ou deixe um comentário abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s