Dicas

Tudo o que você precisa saber sobre Licenças da Microsoft

Com o lançamento do Windows 8 e a possibilidade de poder atualizar seu Windows antigo pagando bem menos (R$69.00) por isso, surgiu diversas dúvidas com relação às licenças da Microsoft. Veja abaixo.

Posso usar a mesma licença em dois computadores diferentes?

Não. Pelo menos não ao mesmo tempo. Quando você compra um produto da Microsoft (Office, Windows, etc) na loja, que vem com um CD de instalação, selo, chave de instalação, nota fiscal, etc; são chamados FPP – Full Pacaged Product. Eles só podem ser usado em um pc de cada vez.

Então se eu comprar um computador novo e quiser instalar esse Windows com licença original que está instalado em outra máquina não posso?

Não, a não ser que você desinstale do primeiro. Desinstalado do primeiro, ai sim pode ser instalado na máquina nova. Essas versões FPP permitem que você use a mesma licença em máquinas diferentes mais não ao mesmo tempo.

O que acontece se mesmo assim eu instalar o Windows em 2 máquinas?

Se você quiser dar de malandro e o sistema operacional “perceber” que você está tentando engana-lo, o próprio Windows emitirá uma mensagem dizendo que essa licença está em uso em mais de um pc ou que você pode ter sido vítima de falsificação (neste caso pede-se que entre em contato com a Microsoft). O sistema operacional pedirá que você mude a CD Key (chave de instalação). Se você não mudar dentro do prazo estipulado, o Windows travará a máquina que emitiu esse aviso.

Então não posso emprestar meu Windows e minha CD Key para meus amigos instalarem em suas máquinas?

A não ser que eles tenham licenças da mesma versão do seu Windows (sim, precisa ser a mesma versão, senão a licença não entrará), não é nada recomendado fazer isso. Por mais que seus amigos sejam brother, se a Microsoft entender que está havendo uma ação de má fé, onde várias máquinas estão usando a mesma licença, ela cancelará sua CD Key. Isso mesmo, CANCELAR. Sem choro, nem vela.

Comprei agora um computador de mesa que veio com o Windows 8 instalado. Por que não vem com um CD do Windows para que eu instale no laptop que já tenho?

Esses Windows que já vem instalado na máquina quando você a adquire são chamados OEM. São licenças autorizadas apenas para uso neste PC, por isso não vem com CD de instalação. Elas são ligados a placa mão. Ou seja, você pode mudar o HD, placa de video, memória, mas se mudar a placa mãe, o Windows não irá funcionar.

Se sua placa mãe está dando problema, chame um técnico ou leve à assistência técnica para não perder seu Windows.

O mais importante é você ter em mente que a licença de uso doméstico são para apenas um computador. Se você tiver alguma dúvida com relação a este ou qualquer outro tema de informática. Clique aqui e envie sua dúvida.

Anúncios

Um pensamento sobre “Tudo o que você precisa saber sobre Licenças da Microsoft

  1. Pingback: Especial Windows 8 – Tirando dúvidas sobre a instalação/atualização do Windows 8 | 100 Bug

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s