Dicas

Especial Windows 8 – navegando no Windows 8 para iniciantes

Após instalado o Windows 8 (e passado o primeiro susto com o Metro) vou mostrar um pouco como funciona a navegação no novo sistema operacional.

Inicio – Metro

Assim que sua instalação é encerrada, ao reiniciar o computador, você já dá de cara com o Metro (novo menu do Windows 8). Nele, os aplicativos do Windows aparecem em quadradinhos agrupados, com seu nome escrito e um ícone. Como dissemos anteriormente, não há mais o menu iniciar como havia nos outros Windows. No Metro, cada aplicativo ou programa instalado ganha um quadradinho com seu ícone e nome.

Metro depois de instalado alguns programas. Os quadrados coloridos são os apps. Os quadrados com apenas os ícones são os programas que já instalei no meu Windows 8

Zoom no Metro

Como todos os programas ganham ícones no Metro, a primeira impressão que se tem depois de instalar algumas coisas é de poluição visual. Sem falar que eu não gosto muito de precisar rolar a tela para a direita para ver os programas que uso toda hora. Ao se clicar no canto inferior direito da tela, é possível diminuir o zoom do Metro, num processo chamado de zoom semântico. Assim todos os ícones ficam visíveis (e menores) na tela, ficando mais fácil de achar um programa.

Para diminuir o zoom, clique no canto inferior direito.

Nesse modo, podemos mudar os ícones de posição clicando e arrastando um grupo. Se clicar com o botão direito sobre um grupo é possível também mudar seu nome.

Charms Bar

A Charms Bar (não sei qual seria a tradução exata… Barra dos Encantos/Feitiços é muito Harry Potter para o Windows) é uma barra rápida de ações. Nela você pode pesquisar, compartilhar, abrir o Metro, dispositivos ou configurações do Metro. Para abri-la, basta passar o mouse no canto superior ou inferior direito da tela.

Charm Bar

Apps

Qualquer aplicativo que você queira fazer download para o Metro deve ser baixado do Windows Store. Algo parecido ao que os usuários de iPhone / iPad e Android já estão acostumados, mas algo totalmente novo para o Windows. Não se preocupem que há muitos apps gratuitos.

Lista de apps

No Metro, nem todos os apps aparecem ali. Para mostra-los, clique com o botão direito numa área vazia do Metro e selecione All Apps.

Miniaturas de apps rodando

Ao usar o comando Tecla do Windows + Tab, aparece na lateral esquerda da tela todos os apps rodando em miniatura. Podemos dizer que é a versão Alt+Tab do Metro.

Área de trabalho

Se você se sente perdido sem a área de trabalho (Desktop) convencional do Windows, no Metro existe o botão para ir para a área de trabalho.

Para acessar a “antiga” área de trabalho, clique no ícone do Metro

Anúncios

3 pensamentos sobre “Especial Windows 8 – navegando no Windows 8 para iniciantes

  1. Pingback: Especial Windows 8 – dividindo a tela – split screen | 100 Bug

  2. Pingback: Como ter o Windows Media Center para o Windows 8 de graça | 100 Bug

  3. Pingback: Especial Windows – Quais foram as novidades Windows 8 | 100 Bug

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s