Internet

Desvendando o Cloud Computing (ou Computação em nuvem)

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. UATI?

Parece complicado, mas não é. Descomplicando um pouco, seria como se “alugasse” o computador de um amigo distante só para salvar suas fotos, por exemplo. E para pegar, visualizar ou até deletar elas, ao invés de ir até seu amigo que mora longe, você acessa o computador dele via internet. Agora tira seu amigo da roda e coloca uma empresa. Agora sim deu para entender, ne?

Por meio desses serviços, é possível acessar seus dados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, ou seja, através da Internet – daí o nome de nuvem.

Os serviços de webmail, por exemplo, funcionam dentro do princípio da cloud computing, pois aquelas mensagens não estão armazenadas localmente: elas estão na chamada “nuvem”, ou seja, em um servidor que está localizado em algum lugar do mundo, e que pode ser acessado via web. Além dos emails, existem alguns serviços específicos de armazenamento como Dropbox, Skydrive, Google Drive (recém-lançado)e iCloud, que permitem que você faça pastas de fotos, músicas, vídeos e quaisquer outros arquivos e os deixe guardados na “nuvem”, sem ocupar espaço na sua máquina.

Outra vantagem é a possibilidade de usar softwares (programas) sem que estejam instalados em sua máquina. Isso elimina muitos dos problemas recorrentes que vejo clientes meus tendo quando tentam instalar algum programa novo:

incompatibilidade com o sistema operacional (Windows, OS,Linux, etc) e com o hardware (é o que compõe fisicamente sua máquina, como placa mãe, placa de som, memória, HD, etc), pois não é a sua máquina que precisa dos requisitos mínimos e sim a máquina do seu servidor
Atualizações (que dependendo podem ser pesadíssimos) são feitas automáticas
• Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física
Flexibilidade. Pode ser acessado de qualquer lugar com conexão a internet.

Infelizmente, esse serviço mais completo, que permita o usuário utilizar softwares, por enquanto é mais voltado para empresas. O mais próximo que temos disponível ao usuário é o editor de arquivos do MS Office (Skydrive. O Google Drive possui uma ferramenta parecida também) e o Cloud Gaming (conheço só o Gakai e o Onlive), de jogos online. Antes de você cair da cadeira de alegria, saiba que são serviços pagos e, como os servidores ficam fora do Brasil, rola aquele lag baaaaaaaaaaásico.

Video do Onlive

Anúncios

Um pensamento sobre “Desvendando o Cloud Computing (ou Computação em nuvem)

  1. Pingback: Compartilhando arquivos na nuvem | Sem Bugs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s