Dicas/Internet/Programas

Compartilhando arquivos na nuvem

Um serviço legal para usuários é a nuvem de compartilhamento de arquivos. Ai você irá perguntar: “mas que raios é uma nuvem de compartilhamento de arquivos?”. Podemos dizer que é um pendrive “virtual”. Mais informações, leia este post.
Todo mundo já viveu a famosa situação onde você salvou no pendrive sua monografia de final de curso ou a apresentação do projeto que faria a diretoria da sua empresa e chegando na hora… F#$%@, esqueceu o pendrive! Corram para as montanhas! É o apocalipse!

Bem, com essa tal nuvem isso não acontecerá mais. Tudo que você coloca lá pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou celular, basta haver uma conexão com a internet (convenhamos que, em tempos onde as pessoas no metro ficam mexendo em seus celulares, principalmente no Facebook, acesso a internet seria o menor dos problemas). Essa é uma das vantagens da nuvem: a mobilidade. Quem aí já deixou um documento importante no e-mail só por precaução que levante a mão o/

Outra coisa legal é que podemos compartilhar os arquivos dessa nuvem com nossos coleguinhas sem precisar entupir a caixa de e-mails deles! A nuvem gera um link, que pode ser privado ou público, e envia aos seus amigos por e-mail. Viva!

Você também pode usa-la como meio de armazenar suas intermináveis fotos da viagem para a Disney, bem como qualquer outro documento ou arquivo, liberando espaço no hd de sua máquina e também melhorando seu desempenho. Sem falar que facilita depois para nós, técnicos em informática, quando vamos formatar seus pcs. Acreditem-se quiser, mas fotos e videos são o que mais demoram para se fazer backup.

Alguns cuidados

Assim como tudo nessa vida, o armazenamento em nuvem não é apenas um mar de rosas. Veja dois cuidados com esse tipo de serviço:

  • Cuidado com o que você salva na nuvem. Mesmo que esteja em uma conta protegida por senha, esse serviço é administrado por terceiros. Vocês lembram quando o Google mudou a política de privacidade? Algo mais ou menos parecido só que em proporções beeeemmmm menores. E lembre-se que se nem a Nasa está 100% protegida de ataques de hackers, melhor você não colocar coisas confidenciais ou íntimas na nuvem.
  • Cuidado com seu 3G. Não recomendo usar esse serviço no 3G pois pode acabar com o seu pacote de tráfego. Se você instalou o programa no desktop ou aplicativo no celular/tablet, ao se conectar, o serviço irá fazer o download de todos arquivos que você tiver em sua nuvem. TODOS. Não há como escolher o que você quer que baixe.

Qualquer dúvida, deixe abaixo sua pergunta ou entre em contato por e-mail.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s