Dicas/Internet/Programas/Softwares

Recuperando Arquivos Deletados

Quem nunca apagou aquela foto, vídeo de aniversário, música, etc sem querer do seu PC, Pen drive, cartão de memória de celular ou da própria câmera? Pense em alguém que acabou de fazer aquela viagem dos sonhos e tirou centenas de fotos e por um descuido acabou apagando todas as fotos.
.
Antes de você chorar/brigar com alguém acalme-se existe uma solução que não é 100% eficaz mas que ajuda pelo menos a diminuir a catástrofe. A primeira coisa a se fazer quando isso acontecer é não usar mais o dispositivo. Se for o cartão de memória de uma câmera não tire mais fotos, pois quando você deleta algo tanto no PC como nos outros dispositivos o arquivo/foto não é apagado mais sim o espaço aonde ele se encontra armazenado é disponibilizado para que outra coisa seja gravada em cima.
.
Para fazer isso você vai precisar de um programa especifico. Aqui vamos usar o Recuva (existem uma série de outros programas gratuitos disponíveis na internet é só procurar :) ). Primeiro é necessário fazer do download e a instalação do mesmo. Feito isso conecte o dispositivo no computador para iniciar o processo de escaneamento.
.
Na tela inicial do Recuva selecione o dispositivo desejado (pode ser o próprio HD do Pc)  e clique em verificar para iniciar o processo de busca por arquivos apagados. Caso não seja encontrado nenhum arquivo o programa irá te perguntar se você deseja fazer um escaneamento profundo. Apesar de demorado o resultado de sucesso é bem maior.
.
1
.
Os arquivos encontrados serão exibidos numa lista. Em Estado você confere a situação em que o arquivo se encontra. ExcelentePobre ou Irrecuperável. Também são sinalizados por bolinhas verdes,amarelas ou vermelhas respectivamente. Os arquivos em excelente estado são aqueles que estão intactos (ou seja não teve nenhuma parte do arquivo sobrescrita por outro arquivo mais novo, por isso é importante você não tirar mais fotos, gravar videos, salvar arquivos depois de perceber que deletou o que não devia) .
.
2
.
Você pode classificar clicando na coluna Estado para que arquivos em mesmo estados fiquem juntos. Marque os arquivos que deseje recuperar ou se preferir marque todos assim depois de recuperado você pode escolher os que interessam e descarta o resto. Essa é a melhor alternativa tendo em vista que os arquivos mudam de nomes por terem sido excluídos.
.
3
.
Caso tenha mais de um tipo de arquivo no seu dispositivo como músicafotosvídeos e outros você pode filtrar para que seja mostrado apenas um único tipo de arquivo.
.
4
.
Depois de marcar os arquivos, clique em recuperar e selecione o local desejado. É importantíssimo escolher um local diferente do que está sendo escaneado.
.
5
.
Depois abra o local escolhido para recuperação e procure os arquivos que você deseja. É preciso um pouco de paciência, pois dependendo da quantidade de arquivos a serem recuperados e da velocidade do seu computador o processo pode levar desde minutos até várias horas, mas pelo menos você terá seus arquivos de volta. :)
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s